Seminário Nacional sobre Formação Indígena para a Gestão Territorial e Ambiental

DSC02172 DSC02323

A abertura do Seminário Nacional sobre Formação Indígena para a Gestão Territorial e Ambiental teve início na manhã de ontem (04), no Centro Cultural de Brasília – DF, com a participação de indígenas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, representantes de organizações indigenistas, da Funai e de organizações internacionais.

O Seminário é uma realização do Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígena), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). O evento também conta com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).

 

 

Curso Básico de Formação em PNGATI para o Cerrado – Módulo 4

DSC01554

Curso Básico de Formação em Política Nacional de Gestão Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) para o Cerrado.

Módulo 4

” Instrumentos de Gestão Territorial e Ambiental”

Objetivos d Módulo 4:

Identificar e discutir instrumentos e mecanismos de implementação da PNGATI.

Discutir a interface entre os sistemas de conhecimentos ambientais indígenas e os sistemas ocidentais.

Favorecer o diálogo de saberes de modo a produzir informações qualificadas a fim de viabilizar a implementação da PNGATI.

Funai Sede, Brasília/ DF, 14 a 19 de março 2016

 

Povo A´uwe Uptabi participa da oficina DGM BRASIL

DSC01386

Oficina DGMBrasil em Cuiabá (03 a 05 março) teve como objetivo potencializar a participação dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (PICTs) no bioma Cerrado, na promoção do uso sustentável e na melhoria da gestão de suas terras, restauração de ecossistemas e agroecossistemas, para redução da pressão sobre seus recursos naturais e territórios, e redução dos efeitos das mudanças climáticas, melhorando suas condições de vida.